top of page

Ralo Invisível




Com uma variedade gigantesca de modelos e formatos, fica bastante difícil (e injusto) estipular aqui um valor médio desse material.


O fato é que "ralo" costuma ser algo feio que o que a gente quer mesmo é esconder.... E quando temos a opção de fazer um modelo "invisível" ou "oculto" ficamos mais livres para coloca-lo no ponto do piso que traga maior praticidade, mesmo que esse ponto seja super visível, afinal, se você optar por modelos lineares por exemplo (como este da foto acima) ele chega até a ser charmosinho, não?


Se trata simplesmente de uma estrutura de ralo, separada em 2 peças principais: Uma delas vai chumbada em seu contrapiso limitando até onde o revestimento do seu piso deve ser instalado e onde ele deve receber os recortes do ralo. A outra peça é a tampa, que em sua face inferior tem uma espécie de pequenos apoios por onde a água consegue escoar normalmente e na sua face superior tem uma superfície preparada para receber a colagem de exatamente o mesmo revestimento que você está utilizando no seu piso, para que assim tenhamos um aspecto de unidade.


Temos modelos quadrados menores e maiores, modelos lineares com medida fixa e modelos lineares onde as peças são encaixadas umas nas outras viabilizando grandes extensões deste ralo.


Nos modelos lineares com medida fixa ainda encontramos mais uma "sub-variação" (Essa palavra existe? rs) nos modelos, quando optamos por este caminho, além de definir a medida deste ralo, precisamos definir a profundidade dele (verificando se ele cabe embutido no seu contrapiso), o lado do escoamento de água, a vazão... É, bastante coisa pra pensar....


Mas quando não conseguimos um modelo que se encaixe em todas as nossas necessidades: Tamanho, profundidade, lado do escoamento de água e vazão, temos um modelo que atende à qualquer situação, pois apesar de ser vendido em algumas possibilidades de medidas, ele pode ser cortado e/ou encaixado várias peças uma seguida da outra até atingir a medida exata da sua necessidade. Porém ele não tem "fundo", nem lado de escoamento como a maioria dos modelos. Se trata de uma estrutura vazada fixada no contrapiso que apoia a tampa, onde colaremos o porcelanato. Para utilizar essa solução fazemos em obra o vão interno deste ralo e podemos definir qualquer lado ou direção para o escoamento da água, direcionando para o sistema mais próximo.




É bom sempre lembrar que por se tratar de uma tampa sem "furinhos" dependemos somente do escoamento de água pelas laterais da tampa, por isso, dependendo do local do ralo, o ideal é utilizarmos o modelo linear e usar e abusar da sua medida. Para este modelinho que nos permite qualquer medida, testamos e aprovamos!!! Segue o link abaixo! 😉





Comments


bottom of page